Sunday, June 03, 2007

Mistura de sentimentos

(...)
Na seqüência o presidente do Congresso, Renan Calheiros, também foi apontado por estar recebendo dinheiro de lobistas para pagar pensão a uma filha de três anos. A revista Veja revelou que, com salário de R$ 12,7 mil, Calheiros pagava, por meio de um lobista, R$ 16,5 mil para a mãe da menina todos os meses.

Todos esses episódios mexem com a vida da população e geram uma mistura de sentimentos, influenciando no imaginário social. É o que explica a psicóloga Melissa Dorneles, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Santa Cruz do Sul. Ela acredita que o fato de novos escândalos se tornarem notícia de forma mais intensa não significa que a corrupção tenha aumentado. O que aconteceu, em sua opinião, é que ela se tornou mais divulgada.

Mas o maior problema que isto pode causar é a reprodução do modelo. “Cria-se a sensação de que se eles fazem lá, se pode fazer aqui”, diz. Outros reflexos que podem brotar, segundo a psicóloga, são a insegurança e a sensação de injustiça, principalmente quando as denúncias envolvem o alto escalão do Judiciário. Um descrédito coletivo seria, para Melissa, o resultado dessa onda.

E porque eles fazem lá, eu vou fazer aqui também...
Já passou por isso? Nao? Que sorte!

No comments: