Friday, April 27, 2007

O mais prazeroso ou o mais árduo?

No mundo acadêmico, se eu comparar o que já vi/fiz/vivi, com meus colegas do mesmo semestre, daria para escrever alguns capítulos de um livro.
Enfim, estou naquele velho dilema: Ainda aquele relacionado ao meu curso.

Conversando com um dos meus professores, consegui ter uma idéia do que a maioria dos estudantes na universidade fazem: Entre o "ciclo básico" e a especializacao, voce tem que escrever um projeto, o qual temas sao distrubuidos nos diferentes departamentos da universidade. No final do curso tem um outro projeto um pouco maior, que pode abrir as portas para um doutoramento.

A questao colocada foi a seguinte: No primero projeto experimentar algo novo e tentar tomar um pouco de experiencia numa outra área e, no projeto de conclusao, ficar naquela área, a qual voce "se sente em casa".

Já tinha pensado nisso antes, porque muitos estudantes que vem fazer uma "pós-graduacao" na Alemanha ficam lá onde eles sempre estiveram. Nenhuma critica, só uma outra maneira de jogar.

Ainda nao passei por isso. E até lá tenho tempo para descobrir o que é mais prazeroso e deixa, muitas vezes, de ser encarado como trabalho; ou o desafiador/promissor que pode significar o "caminho das pedras".

;o)

No comments: