Thursday, February 09, 2006

Bildungsanspruch

Será que voces podem acreditar em disputas na área das ciencias? Sim, existem. Mas a Ciencia que é produzida ou no mínimo iniciada dentro do mesmo campus/campi da mesma universidade?

Bom, o papo é o seguinte:
Na Alemanha leva-se o status mais em consideracao do que muitos lugares onde estive: O que voce fez na sua vida? Publicou livros? Tem uma titulacao de Prof.-Dr. Ing.? Pesquisou? Colaborou para o progresso da ciencia? Deixou seu nome na história?

Existem diferentes escolas com diferentes formacoes que te levam para diferentes caminhos. Estas "formacoes" determinam "ate onde" voce ira chegar e "quanto" voce ira ganhar na sua vida profissional. A mais alta delas é a formacao da universidade.
Com todo este status de ter-se alcancado o "topo" da universidade sentem-se os professores na obrigacao de se comunicar e explicar com o mais alto nível gramático/linguístico (idiomatizado) da língua. Isso nao muda muito quando eles escrevem um livro.

O dinheiro da pesquisa vem muitas vezes da indústria. Há ainda a competicao "extra" pelo melhor trabalho, publicacao e melhor contrato com alguma mega-empresa que decida investir num protocolo, linguagem ou equipamento novo.

1. Livros Nao entendo, a física do colégio se tornou aquela que Boltzmann discutia;
2. Aulas, quanto mais enrolativas e repetitivas, porque cada Prof. explica a mesma matéria como quer, melhor.
3. Comunicabilidade com os estudantes. Bem, existe pontuacao negativa? Fica para a próxima vida.
4. Onde eu vim parar?

No comments: