Friday, June 22, 2007

A vida muda, as pessoas nao

Tao sonhadas e almejadas férias! E nao serao simplesmente férias, onde o tempo livre é para cuidar de mim e organizar novos planos que ficaram perdidos nas anotacoes do calendário. Será o reencontro com velhos e GRANDES amigos. Amigos que estao aqui em pensamento e tao presentes, que milhares de quilômetros nao limitam nossas conversas.

Faltam alguns dias. Me esperem, estou chegando!

Os primeiros dias já estao ocupados com alguns convites. Rever as pessoas, trocar figurinhas e notar que, mesmo depois de tanto tempo, voce nao muda, é muito bom. Ninguém muda na sua essência, senao os pais deixariam de ser pais, os amigos nao te reconheceriam mais e tudo aquilo que fazia parte da sua realidade se tornaria, simplesmente, estranho.

Eu nao sinto isso! Talvez sim um pouco -deslocada- da realidade do círculo de amigos. Nao faco parte dos convites para um -saidao-, um cinema, praia no final-de-semana, treinos no clube da Ericsson, ir ao bairro da Liberdade comer sushi e comprar cosméticos. ;o)))


Outro tema:

Estou aprendendo a nao conflitar expectativas pessoais com profissionais. Um amigo me puxou as orelhas, e me lembrou que a vida é muito mais que o trabalho. O trabalho é importante, a carreira é importante e, à partir de um certo momento, a outra parte -tem- que comecar a ser preenchida. Estou trabalhando em cima do que conversamos ainda...para tentar descobrir como vou dividir minha "pizza", e quais sao minhas expectativas pessoas à curto/médio prazo.
Acho que foi uma indireta para eu voltar para o Brasil logo. Mas até aqui o assunto era carreira/doutorado/salário e etc.

Em alemao existem duas palavras que podem ser usadas para dizer pessoa/gente: Mensch ou Person
Num comentário com uma colega, lhe veio um trecho de um texto à cabeca: "Es gibt viele Personen, aber wenig Menschen."
Algo traduzido como: Existem muitas pessoas, mas poucos humanos/cidadaos. Porque a maioria parte do princípio do pensar corretamente nao corresponde ao agir corretamente. E um positivo com um negativo anula, certo ?!?

Hoje tivemos uma noite italiana oganizada aqui em casa. Isso já estava previsto havia semanas, mas como bons italianos, foram fazer compras às 18h e comecamos a cozinhar às 18h30 para um jantar para 20 convidados às 20h. O que aconteceu? Deu tudo certo. Fizemos o que tínhamos planejado, vinho tinto seco à mesa, Tiramissu de sobremesa e uma apresentacao com direito a um esclarecimento: Américo Vespúcio e Cristovao Colombo eram ITALIANOS e nao espanhóis. Isso virou discussao numa mesa com estudantes de história da cultura e dois doutores como mediadores. Enfim, acabei de descobrir que minhas aulas de história nao serviram para muito. No meio disso entrou Dante Alighieri, Michelangelo, Rafael e sua Monalisa, "la dolce vitta" e até o Berlusconi. E Mozart nasceu em Straßburg, que na época pertencia à Alemanha, mas depois à Áustria e, portanto, Mozart é austríaco. ;o)

Nesta hora ataquei o Tiramissu porque, para argumentar à altura, precisaria no mínimo ler uns 10 anos sem parar. Enfim, vivendo e aprendendo...

No comments: