Saturday, December 23, 2006

Echo, echo, echo

Nao tenho palavras para descrever o Natal deste ano: Maravilhoso? Magico? Novo?
Talvez paciencia e perseveranca me digam alguma coisa.
Quem nao se lembra dos momentos dificeis dos ultimos dois anos? Eu me lembro! Más experiencias nao sao para serem esquecidas, mas para serem anotadas...e arquivadas.

Eu olhei para cima algumas vezes e tive vergonha de so pedir e nao fazer nada. Naquele momento eu precisava de respostas para alguns "por quês", e por muitas vezes baixei a cabeca sem ter a resposta imediatamente. Mas elas vieram, e me lembro cada vez de agradecer por conseguir decifra-las.
Religiosidade? Nao, fé. Ser cautelosa tem me ajudado a tomar muitas boas decisoes e ter muitos feedbacks.

Sem o dramalhao da retrospectiva, mas o ano de 2006 foi dificil, decisivo e iluminado. Conheci pessoas que me ampararam em momentos dificeis e nao me condenaram ou cobraram por isso. Reconheci a amizade em pequenos gestos e acontencimentos. Convivi com a tristeza e o medo da solidao por meses a fio. Para isso tinha varios "por quês" sem nenhuma resposta. Doeu, mas passou. Aqui eu chorei, e como eu chorei.
No meu trabalho eu duvidei. Duvidei porque tinha o peso de ter sido condenada sem poder ter tentado. Venci, e estou ainda por lá e como novos projetos. Cada dia um novo passo, cada novo passo o equilibrio.
Na universidade eu duvidei. Duvidei por ter falhado onde nem sabia. Passei, e estou mais perto de onde quero permanecer. A pequena estrategia de entrar pela sombra, permanecer anonima e aos poucos se dirigir para a luz funciona.

E em todos estes trezentos e poucos dias eles estiveram aqui: Por email, skype, messenger ou no pensamento. Eu tenho e muita sorte, e ainda bem que me dou conta disso. Saber do defeito e metade do caminho para a solucao. Saber da qualidade e metade do caminho para nao cair em tentacao. Nao se dispersar nos proprios pensamentos, nao se orgulhar demais dos proprios meritos, nao esquecer do motivo da vinda para nao perder a hora da partida e nao se esquecer do destino.

Hoje eu ganhei um bolo. Ganhei tambem um livro com um calendario. A visita de um amigo e outro passeio com uma amiga.
Acho que todo mundo se sente tentado a consumir e comprar nesta epoca. E eu nao sou de jeito nenhum excecao! Mas o Natal ganhou um outro significado: La no fundo, convivendo ainda com algumas adversidades na Alemanha, ter amigos para receber, um abraco carinhoso, emails eennooorrrmmmeeess com mensagens de carinho e o presentes...me traz uma imagem diferente daquela que eu tinha no passado.
Acho que aqui sao novamente paciencia e perseveranca. E esta e mais uma resposta de um "por quê" que se repetiu por anos sem resposta.

Obrigada! Bom Natal para todos voces.
simone

No comments: