Monday, September 25, 2006

O que a mídia sustenta

Tenho acompanhado a mídia brasileira na sua maior diversidade pela internet nas ultimas semanas. Aqui na Alemanha, como de costume, leio meu "jornal regional" pela manha depois do cafe.

Incrivel o que a mídia brasileira "seria" publica. E nao sustenta porque nao tem o que se discutir, sustenta porque é o que vende e o que as pessoas pagam para ler.
Nao vou comparar websites, mas no geral, os "famosos" publicam as mesmas coisas. Até os layouts sao os mesmos, reparem! O que muda é só o background, que acompanha o logotipo.
Acho que rola uma cooperacao tremenda entre chefes-de-redacao e jornalistas...

Diferentes categorias de midia tem por aqui tambem: A "Contigo" e o "Noticias populares" existem tambem na Alemanha. Nao vou comentar preferencias ou diferencas, mas sim, o que a midia "seria" brasileira permite tomar conta do maior link e/ou noticia de capa:
- Sera ou nao sera? Daniela Cicarelli na Espanha com namorado
- Chat com o assunto da Daniela Cicarelli
- Psicologos discutem comportamento social da Daniela Cicarelli
- VMB com DAniela Cicarelli
- Ex de Ronaldo e chamada de "fogosa" na midia internacional
Tudo isso numa página só! Quem quiser se informar sobre as eleicoes presidencias, bate de frente com uma foto do traseiro da Daniela Cicarelli. Para piorar ainda, se quiser ler um item recortado da midia internacional, tenho que ser assinante!
Piada, nao? Tranqueira é de graca, matéria que se permita pensar e formar uma opiniao, tem que pagar.

Notei tambem que estava tendendo para o grupo de leitores das notas de rodape e/ou leem artigos da internet feitos para garantir o link da homepage com o "furo de reportagem".
Estava me deixando limitar aos poucos.

No comments: