Saturday, August 19, 2006

"A rotina emburrece. É disso que quero fugir".

Acho que refletir sobre minhas experiencias e escrever sobre elas, se tornaram atividades mais frequentes ultimamente. No inicio, quando se tem ainda uma vida de "turista na Europa", muitas coisas passam despercebidas e a gente nem sente o choque de paradigmas que acontece todos os dias. Tudo ainda e ser um pouco poser com fotografias, com o "novo", etc.
(O "novo" de alguns milenios, que descobrimos so agora...)

Hoje resolvi escrever mais algumas coisas aqui. Nao se choquem com a variedade de temas, mas tenho tido muitos pensamentos e poucos momentos para poder escreve-los.

Tenho conhecido e convivido com muitas pessoas diferentes. Juntos falamos sobre alguns temas que geraram discussoes e no final, quase sempre boas risadas.
Nao e nossa unica atividade discutir sobre atrocidades socio-culturais da Europa, mas acho que conseguimos desenvolver algo agradavel em discutir neste sentido.

1. Tema: O direito das mulheres
Ouve-se muito falar das linhas liberais na Alemanha que se desenvolveram principalmente depois das duas grandes guerras. Liberdade de expressao e tambem dos direitos das mulheres. Quando li alguns artigos no jornal die Zeit, achei que era novamente o exagero da mídia européia, tentando fazer dos seus leitores filosofos do mundo - o que a difere muito da mídia americana - depois de alguns meses, outros artigos sobre Frauen und Karriere e na universidade, outro alarme: Frauen und Technik.
Que o número de mulheres na escola de engenharia e nas ciencias naturais - excluindo biologia e química - nao e numeroso, isso sabemos até do Brasil. Mas por aqui, ainda ouve-se comentarios da camada masculina - e isso vem de pessoas do meio academico - que "as mulheres cozinham bem, fazem faxina, passam roupa, assam bolos, cuidam das criancas, etc.". E onde esta a atitude do pais do primeiro mundo? Acho que nunca me senti tao dona-de-casa feito aqui, quando vejo mulheres com titulos de doutorado na gaveta e com tres criancas penduradas no pescoco, fazendo a licao-de-casa ou brincando no jardim.
Ainda tenho medo deste destino! Vejo uma certa névoa em torno do tema mulher&carreira - apesar de soar bonito - e principalmente, que as pessoas acreditam que as mulheres sao menos capazes de entenderem e/ou terem sucesso no mundo das ciencias exatas.

2. Tema: Relacoes sociais: A muralha da China comeca aqui
Os alemaes - na minha opiniao - sao pessoas que se preservam/protegem a propria imagem muitas vezes ao extremo. Da para imaginar duas pessoas que trabalharam juntas por mais de 30 anos e ainda se chamam pelos sobrenomes? Passar alguns dias por ano juntos em férias ou pertencer ao circulo de amizdes nao cortou ainda esta formalidade. Outro exemplo, e conhecer uma pessoa por mais de 15 anos - eu disse conhecer - saber algo da familia e, quando voce aparece junto no carro, vem essa pessoa e pergunta: "E a filha de voces?"
Por estas e outras coisas, entrei em choque jogando squash como meus coworkers e meu chefe. Comprei o tenis para os jogos, raquete foi emprestada e recebi recomendacoes serias para uma toalha grande. Toalha grande? Nao seria minha toalha da natacao suficiente? Nao, para sentar na sauna depois do jogo - o que tem sua logica no relaxamento e recondicionamento dos musculos - precisa ser grande. Toalha na sauna? Pode ser biquíni?
Ach du liebe Zeit! Voces la no Brasil fazem igual aos americanos? Sauna de biquíni? E foram so risadas. Dai veio a explicacao cientifica da umidade do tecido em contato com o corpo e bla, bla, bla.
Entao esta certo, eu chamo meu amigo pelo sobrenome durante 30 anos, pergunto se ele tem uma filha quando vejo alguem sentado no carro - porque maior intimidade para perguntar isso diretamente nao existe - mas no dia seguinte, jogo squash com meus colegas de trabalho, e encaro a bunda deles balancando na sauna, procurando um lugar para sentar, com a maior normalidade.

3. O tema "liberdade" de expressao nao terminou
Esqueci do "mit Musik", mas isso eu explico uma outra vez.

Ainda queria escrever mais dois temas: Ar-condicionado e familia, mas a bateria está acabando.
;o)

3 comments:

Anonymous said...

É por essas e outras que digo que sou um Filho da Patria e não Fujo da Luta.
E tem mais...
O Brasil é Peeeenta!

"Mas que nada
Sai da minha frente
Eu quero passar
Pois o samba esta animado
O que eu quero e sambar
Este samba
Que e misto de maracatu
E samba de preto velho
Samba de preto tu"

Anonymous said...

Isso se chama hipocrisia.
Conheça a minha bunda, mas me chame de Herr oder Frau, Bitte!
Mas isso tem em todo lugar.
Aqui não é diferente.
Turista europeu fazendo top less no nordeste é atentado ao pudor, Globeleza vestida só com purpurina em rede nacional no horário nobre é promoção cultural.

Como diria Alanis Morissette:

"Isn't it ironic, don't you think?"

Me! said...

Hm. colocar alguma coisa aqui, iria gerar muita discussao. Entao deixemos assim: Eles sao diferentes, bem diferentes. E so isso!

A estoria da sauna vem mais de cima, da Finlandia...mas pegou bem a moda aqui!
;o)