Sunday, July 02, 2006

Estranho...

Desde que entendo os jogos de futebol acompanhei a nossa selecao sempre onde eles estiveram: Copa das Confederacoes, Copa América, Mundiais, até Mundiais Sub-20, Olímpiadas e Copas do Mundo.

Tudo bem, nao foram tantas assim. O fiasco de 1986 eu gracas a Deus ainda nao entendia nada além de poder ficar em pé, chorar e babar na blusa. De 1990 eu nao me lembro, acho que já sabia falar e fazer outras coisas, mas nada ainda que ajudasse a entender futebol.

Em 1994 foi o ano da Copa do nervosismo, críticas (ao até entao atual técnico Parreira) pela defesa da selacao. Me lembro de alguns nomes como Aldair, Junior Baiano, o célebre capitao Dunga, a cotovelada do Leonardo(?) que custou-lhe a expulsao contra os USA(?), o Romario e o Bebeto lá na frente, o Ronaldo ainda no banco procurando seu lugar ao Sol e o Dida sendo meio evitado na substituicao do goleiro Tafarel(ainda tinha o Zetti do Sao Paulo, lembram-se?). Este sim...rendia gritos horrendos do Galvao Bueno na Globo: "Sai que é tua Tafarel". Mas que na hora da cobranca de penaltis fazia-nos retorcer de nervoso!

De 1998 eu nem quero falar. Alí eu já entendia e acompanhava a selecao brasileira. Cada substituicao ou nova convocacao eram rodadas de discussao no colégio e ESPN ligada 24h em casa escutando as "mesas-redondas" da selecao.
Só sei que a culpa nao foi de ninguem, a nao ser do velho estilo: "faiz qui tu quisé". O técnico era o Zagallo, certo? Tudo da mesma laia!

Ahhh..daí veio em 2002 quando o cherifao, quero dizer, Felipao entrou e mandou todo mundo calar a boca: "Aqui quem manda sou eu, eu nao ligo para o que a crítica diz e escalo que eu quero".
Com esta sutilidade escalou um time novo que tinha Ronaldinho, Kaká, ainda os mumificados Roberto Carlos e Cafú, o Dida e no ataque mandou o Romário para a fila do INSS.

E ontem o técnico era o Parreira de novo, certo? Repito: Tudo da mesma laia! E a culpa foi de novo do velho estilo: "faiz qui tu quisé".

E por que isso ta doendo tanto, se os argentinos ja estao desclassificados? Se Portugal mandou a Inglaterra para casa? Por que?!?!
Quantas estrelas temos na nossa selecao? E quantas delas brilharam na Copa de 2006? Ontem eu so vi uma, infelizmente nao era verde nem amarela; era azul, branca e vermelha e tinha um nome: Zidane.

Até a proxima,

2 comments:

Anonymous said...

Allez la France ! Sorry, but we won...

Me! said...

Yeah, you won. Congratulations!
I know also how to lose, even if it`S not expected. But man, I tell you...it hurts!

good luck!